segunda-feira, 5 de março de 2012

PEQUENOS, GRANDES ARTISTAS


Profª:Verônica Alves
Turma: 1º Ano B


JUSTIFICATIVA

         Quando a criança vem para a escola traz consigo conhecimentos prévios que devem ser valorizados no contexto educacional. Muitas vezes, a criança inibe o desenvolvimento de sua criatividade, por vergonha, medo de ser criticado, “de estar feio” e pior, acaba bloqueando um processo natural de aprendizado, que deveria ser estimulado. “É necessário que o educador analise e valorize o processo e não o produto final, incentive o aluno a buscar e criar, a se sensibilizar com as cores, gestos e sons. O trabalho do professor é incentivar e valorizar a imaginação dos alunos, ouvir e ver o que já sabem fazer.”( Coleto, p.146) O professor pode ir além da sala de aula, orientando os responsáveis pela criança, para estimular e valorizar suas criações, respeitando a forma de expressar-se.
O ensino aprendizado das séries iniciais requer que o professor proporcione aos alunos (as) atividades que estimulem a criatividade, o desenvolvimento intelectual, noções espacial, motricidade, organização, seriação, atenção, observação, concentração, expressão dos sentimentos, ritmos, enfim, é necessário elaborar estratégias que oportunize a criança a desenvolver seu potencial criativo, que terá reflexo em sua vida adulta, na sociedade a qual está inserida.
A expressão por meio de desenhos, recortes, dobraduras, pinturas, colagens entre outros, faz parte do processo de alfabetização. Quanto mais estímulos a criança receber, maior será seu conhecimento e criatividade. “Por mais que para os adultos esses rabiscos não possuam significado algum, devem ser estimulados. A criança deve ser encorajada a garatujar, pois esses traços são o início de sua expressão gráfica e, posteriormente, a levarão até a escrita.” (Coleto, p.140)
Sendo assim, pretende-se proporcionar o desenvolvimento e as expressões artísticas, por meio de atividades que mesmo sendo parcialmente conduzidas, podem contribuir estimulando o (a) aluno (a) a se expressar-se de forma criativa e lúdica.


OBJETIVO GERAL:

Proporcionar atividades que estimulem o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social da criança por meio de desenhos, dobraduras, colagens e recortes, utilizando o trabalho manual e concreto, na busca do auxílio no processo de alfabetização, desenvolvimento psicomotor e expressão criativa.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Favorecer o desenvolvimento motor por meio da confecção de dobraduras, recortes, colagens, desenhos;
  • Associar objetos, animais, nomes de pessoas ao alfabeto;
  • Fazer diversos desenhos por meio da observação, concentração e atenção;
  • Proporcionar aos alunos, momentos de expressão oral e exposição dos trabalhos realizados, nas horas cívicas e reuniões pedagógicas;
  •  Estimular a socialização e o respeito, por meio das atividades desenvolvidas.
CONTEÚDOS:
  • Articulação correta das palavras;
  • Ouvir com atenção;
  • Seqüência lógica de fatos;
  • Produção e reprodução de textos orais;
  • Leitura do alfabeto e de textos, pela professora;
  • Leitura, reconhecimento e escrita do alfabeto pelos alunos;
  • Desenho orientado;
  • Produções com materiais diversos;
  • Recorte e colagem.

METODOLOGIA:

Colocar ao alcance das crianças um alfabeto nas quatro formas, sem ilustração, onde será colada uma dobradura, feita pela professora, a cada letra trabalhada. Todas as atividades serão registradas no caderno de desenhos do (a) alunos (a) para posterior exposição aos responsáveis no dia da reunião bimestral. Em cada folha do caderno trabalhado, será escrito várias palavras, como um banco de dados, para ser consultado sempre que possível. Também será copiada a letra nas quatro formas. A professora fará exemplos de desenhos ou colocará figuras, no quadro, para que as crianças tenham noção de como é o formato, traços, etc. Terão liberdade para desenharem como sabem, sendo que os desenhos feitos pela professora, servirão somente de base, orientação e como modo de conseguir atenção da criança aos detalhes e formas. Poderá também usar dobraduras.
1ª semana:
Trabalhar todas as vogais. Escrever em cartaz a música: “ A, A, A eu gosto de estudar. E, E, E, vou ler e aprender. I, I, I, eu vou morrer de rir. O, O, O, vou contar pro vovô. U, U, U, aprendi pra chuchu.”
1º dia: Trabalhar a vogal A e E. Fazer a dobradura de um Avião e colar no caderno de desenhos. Fazer fumacinha em formato de E. Ir ao pátio, entrada principal para observar como é a nossa Escola, e desenhar em outra página do caderno e pintar com as respectivas cores que ela tem. Aproveitar pra trabalhar a cor branca e azul (cores da escola).
2º dia: Trabalhar a vogal I e O. Desenhar uma igreja, colar pedaços de Isopor bem esfarelado, escolher somente um lugar pra colar, por exemplo, a porta ou a cruz, ou o corpo da igreja. Desenhar um olho e somente dentro do olho, colar giz de cera rapado.
3º dia: Trabalhar a vogal U. Entregar o desenho de um cacho de uvas para que as crianças colem barbantes nos talos.

2ª semana:
1º dia: Tabalhar a vogal A e a cor amarela. Desenhar um Abacaxi, pintar de amarelo e colar grãos de arroz somente nos pingos. Escrever as palavras ABACAXI, AMARELO E ARROZ. Sugerir que as crianças façam outros desenhos que começam com a letra A.

2º dia: Trabalhar a letra B. Ler o poema de Vinícius de Moraes, enquanto ler, movimentar uma borboleta na mão conforme a cor que o poema descreve.

AS BORBOLETAS
Brancas Borboletas brancas
Azuis São alegres e francas
Amarelas Borboletas azuis
E pretas Gostam muito de luz.
Brincam As amarelinhas
Na luz São tão bonitinhas!
As belas E as pretas, então ...
Borboletas Oh, que escuridão!

Em retângulos pequenos de papel, dobrados ao meio e de diversos tamanhos, as crianças escrevem o número 3. Após, elas rasgam o papel seguindo o traçado do número. Abertas as dobraduras, obtêm-se borboletas de vários tamanhos, colar no caderno, sendo depois completadas por eles com as “anteninhas” e coloridas de acordo com o gosto de cada um. Escrever as palavras BORBOLETAS, BALÃO, BOLA, BRANCO, BOCA.

3º dia:Trabalhar  a letra C em cartaz com a música: “ Cachorrinho está latindo lá no fundo do quintal. Cala a boca cachorrinho deixa o meu benzinho entrar. Criou Le le, criou Le Le La La. Criou Le Le não sou eu quem caio La. Depois, fazer a dobradura de um cachorrinho e colar no caderno. Sugerir que as crianças usem algum material para colar no nariz, como por exemplo, areia.

4º dia: Trabalhar a letra D. Levar pacotes para docinhos, para colar no caderno e completar desenhando um docinho dentro. Escrever as palavras, DOCE, DEDO, DUENDE, DIA.

5º dia: Trabalhar a vogal E. As crianças desenharão uma escada e vão colar palitos de fósforos. Estimular outros desenhos e palavras como, ESCOVA, ESTRELA, ESPELHO.

3ª semana:
1º dia: Trabalhar a letra F. Fazer dobradura de flores coloridas e colar no caderno. Escrever no banco de palavras FLORES, FOCA, FOFO, FEIJÃO, FARINHA. Cantar a musica trava-linguas: A foca perguntou pro foca o que que o foca pensa quando a foca esfola o fucinho na faca. O foca respondeu pra foca que o foca nem pensa quando o foca esfola o focinho na faca. Foca que não pensa, esfola o focinho na faca é muito pior pra foca quando o foca esfola o focinho na foca.

2º dia: Trabalhar a letra G. Cantar a música, “não atirei o pau no gato to, por que isto to não se faz, faz faz, os bichinhos nhos, são uma gracinha nha, não podemos maltratar os animais.” Colocar em cartaz. Fazer a dobradura da cabeça de um gato e colar no caderno.
3º dia: Trabalhar a letra H  com a quadrinha:
Motivação- ASSEIO
Eu lavo minhas mãozinhas
Na horinha de comer
E depois escovo os dentes
Paras não apodrecer
Corto sempre minhas unhas
Sou sadio e com razão
Pois adoro tomar banho
Com boa bucha e sabão
Ai, ai, ai
Como é bom andar limpinho
Com a roupa bem passada
E os cabelos penteadinhos
Ai, ai, ai....(repetir)
Recortar figuras de objetos que usamos para a nossa HIGIENE.

4º dia: trabalhar a letra I, fazer dobradura do INDIO e colar no caderno. Completar com desenhos. Copiar as palavras INDIO, ILHA.

5º dia: Trabalhar letra J. Escrever no quadro a música: “a Janelinha fecha quando está chovendo. A janelinha abre se o sol está aparecendo. Pra La, pra ca, pra La, pra ca pra La.” Fazer a dobradura da janelinha. Deixar as crianças desenharem uma casa pra completar ou também alguém na janela.

4ª semana:
1º dia: Trabalhar letra L fazer dobradura de um leque e depois pincelar tinta guache com os dedos, usando várias cores, deixar livre o acabamento, como colagens de tecidos nas bordas, etc.

2º dia: Trabalhar letra M fazer dobradura do MORANGO e colher sementes de grama para colar nas pintinhas pretas. Terminar o desenho com canetinhas. Escrever a palavra MACARRÃO e colar macarrão na mesma folha. Copiar as palavras MORANGO, MOLA, MACACO, MALA.

3º dia: Trabalhar letra N, desenhar um navio e perfurar ondas (com palito de dente, em cima de isopor) para representar a água. Copiar as palavras NAVIO, NINHO, NOVELO, NARIZ.

4º dia: Trabalhar vogal O, recortar um pedaço de papel retângulo, fazer os pneus, janelas, motoristas e passageiros. Brincar cantando a música, O ônibus:
O ônibus
A roda do ônibus roda,roda,roda,roda,roda,roda
A roda do ônibus roda,roda pela cidade
A porta do ônibus abre e fecha,abre e fecha,abre e fecha
A porta do ônibus abre e fecha pela cidade
O passageiro sobe e desce,sobe e desce,sobe e desce
O passageiro sobe e desce pela cidade
O neném faz uéim uéim uéim uéim uéim uéim uéim uéim uéim uéim
O neném faz uéim uéim uéim uéim pela cidade
A mamãe faz shh shh shh shh shh shh shh shh shh shh
A mamãe faz shh shh shh shh pela cidade
A buzina faz bi,bi,bi,bi,bi,bi,bi,bi,bi,bi
A buzina faz bi,bi,bi,bi pela cidade,pela cidade,pea cidade...

5º dia: Trabalhar a letra P, desenhar o fundo do mar e colar uma dobradura com um triangulo maior e outro menor para o rabo do peixe. Pode complementar com folhas secas de plantas e desenhar patos. Escrever PEIXE, PATO, PETECA, PIRULITO.

5ª semana:
1º dia: trabalhar letra Q colar em cima da linha do desenho do queijo barbante. Copiar as palavras QUEIJO, QUERO-QUERO. Cantar e brincar com a musica: Cinco patinhos. Escrever e grifar, no quadro a palavra QUA, QUA, QUA, QUA.

2º dia: Trabalhar letra R. Fazer a dobradura do rato e completar o desenho fazendo uma paisagem. Cantar o trava-língua: O rato perguntou pra rata o que que a rata pensa quando o rato roi a roupa da rainha. A rata respondeu pro rato que a rata nem pensa quando o rato roi a roupa da rainha. Rato que não pensa roi a roupa da rainha, é muito pior pra rata quando o rato roi a roupa da ratinha.

3º dia: Trabalhar a letra S e fazer uma dobradura de sapo. Brincar um pouco pra depois colar. Fazer a grama com tinta guache. Cantar a musica: sapo cururu, na beira do rio, quando o sapo canta o maninha é por que tem frio. A mulher do sapo também está La dentro. Fazendo rendinha o maninha para o casamento.

4º dia: Trabalhar a letra T. Contornar uma tesoura no caderno e colar pó de serra. Contar uma história do TAMANDUÁ. Copiar as palavras, TESOURA, TAMANDUÁ, TATU.

5º dia: Trabalhar letra U fazer recorte e dobradura do URUBU desenhar o rabo. Copiar as palavras, UVA, URUBU, URSO, UNHA.

6ª semana:
1º dia: Trabalhar letra V. Fazer recorte e dobradura da cabeça da vaca, completar o corpo desenhando. Colar pontas de lápis de cor para fazer a grama. Copiar as palavras, VACA, VOVÓ, VOVÔ.

2º dia: Trabalhar letra X. Fazer dobradura do xale da vovó. Colar tecidos pra enfeitar. Fazer uma moldura com pedacinho de EVA. Copiar as palavras XALE, XADREZ.

3º dia: Trabalhar letra Z. Fazer dobradura da zebra, completar rabo e crina com canetinha preta, bem como suas listras. Fazer a grama com pedaços de papeis variados como, crepom, papel dobradura, camurça.  Copiar as palavras ZEBRA, ZAZÁ.
AVALIAÇÃO:
Será avaliado o caderno de desenhos da criança, o cuidado, freqüência, o envolvimento na atividade, levando em conta seu esforço, procurando incentivar suas criações. Expor o material no dia da reunião bimestral na sala de aula, para os responsáveis apreciarem e deixarem uma observação ou avaliação por escrita na lista disponível na exposição.

AUTO-AVALIAÇÃO:
            Observar se o banco de palavras foi usado pelas crianças. Adequar atividades e metodologias sempre que preciso. Avaliar se os conteúdos contemplados neste projeto foram aprendidos pelas crianças, aplicando um diagnóstico.
REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO
Pesquisado em: http://espacoeducar-liza.blogspot.com/2009/03/dobradura-do-afabeto-letrinha-z-modelo.html - acessado dia 27 de fevereiro de 2012.

COLETO, Daniela Cristina; a importância da arte para a formação da criança pesquisado em: http://www.conteudo.org.br/index.php/conteudo/article/viewFile/35/34 - acessado dia 28 de fevereiro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário