ED. FÍSICA 1º ANO

A educação física é muito importante no desenvolvimento psicomotor e cognitivo da criança. Compartilharemos algumas sugestões de atividades, esperamos que goste!!!

16/08/2012

BARRA MANTEIGA - Duas linhas e dois grupos, em fila, lateral. O jogador que começa vai até a linha da outra equipe. Todos estendem a mão com a palma virada pra cima. O jogador bate em cada uma delas cantando: "BARRA-MANTEIGA, NA FUÇA DA NEGA. MINHA MÃE MANDOU BATER NESTE DAQUI, 1, 2, 3! Corre e volta para seu time, enquanto o aluno que foi o último, corre para tentar pegá-lo. Se ele for pego, sai da brincadeira. Se não for, quem sai é quem não conseguiu pegá-lo. As crianças adoraram!




09/08/2012

ASSOPRANDO BOLINHAS DE PAPEL - Esta brincadeira é simples, porém ajuda muito na respiração e pronúncia de palavras. Faça pequenas bolinhas de papel. Organize duas ou mais filas. Estipule uma distância e marque com um giz. Ao sinal, a criança deve ir e voltar assoprando a bolinha de papel entregando ao próximo da fila, e assim sucessivamente, até que todos executem a tarefa. Ganha, a fila, onde todos os membros executem a prova primeiro.









09/08/2012

BRINCADEIRA DA PIPOCA   - UMA GOSTOSA BRINCADEIRA CANTADA. VOCÊ SE DIVERTI MUITO!!!
"Uma pipoca puxa assunto na panela, outra pipoca vem correndo responder. Ai começa um tremendo falatório, e ninguém mais, consegue responder... É um tal de ploc, ploploc, ploc, ploc, ploploc, ploc, ploc, ploploc, ploc, ploc" (bis).





10/06/2012

PULA CORDA - " De todas as brincadeiras que eu gosto a melhor é pular corda..."













Profª Verônica Alves



06/03/2012
Jogo: Psicomotor - para desenvolver a agilidade e o espírito de equipe.
Arranca-rabo

Idade: a partir de 7 anos
Local: Pátio
Material: Fitas de tecido ou de papel
Participantes: no mínimo quatro 
Como brincar: O grupo é dividido em dois. Os integrantes de um dos times penduram um pedaço de fita na parte de trás da calça ou da bermuda. Eles serão os fugitivos. Ao sinal do professor, os fugitivos correm tentando impedir que as crianças do time adversário peguem suas fitas. Quando todos os "rabos" forem arrancados, as equipes trocam de papel. Quem era pegador vira fugitivo. Ganha a equipe que demorar menos tempo para arrancar todos os "rabos".

05/03/2012
Orientação espacial

Duas filas de crianças. O primeiro da fila, passa a bola para o colega de traz, por cima da cabeça, sendo que, quando a bola chegar na última crianças, a mesma corre para a frente. Assim, sucessivamente, até irem todas as crianças. Repetir a atividade, passando a bola por baixo das pernas.