segunda-feira, 19 de novembro de 2012

CONSCIÊNCIA NEGRA? SÓ DIARIAMENTE

A lei 10.639/03 torna obrigatório o ensino da cultura afro brasileira nas escolas. Porém, é importante ressaltar que mesmo sem sua obrigatoriedade, em nossa escola, já é realizado este trabalho desde sua fundação. Este ano, as professoras Vera e Ivelise, elaboraram o projeto DIVERSIDADE CULTURAL AFRO BRASILEIRA: CONHECER PARA VALORIZAR, onde todos os docentes da unidade escolar que quisessem participar incluiriam o tema em seu planejamento, sendo livre sua metodologia e enfoque do assunto.  
Com a turma do 1º ano B, optei em trabalhar as máscaras, história como a de "BETINA", alguns contos africanos como, "As favas mágicas" "O casamento do filho do vento", "A lua, o macaco e o tambor",  bem como conhecer alguns costumes alimentares, penteados, de dança, como a capoeira, tivemos a oportunidade de participar de uma aula do professor de capoeira do Programa Mais Educação, Claudio. Com as turmas dos 4º anos, trabalhei com a leitura do livro "A cor da ternura - Geni Guimarães, uma belíssima história, bem como abordei a história africana no Brasil, mas principalmente sua contribuição, presença e participação na história do Mato Grosso. Também  selecionei alguns videos, como por exemplo, "Navio Negreiro". 
Em todas as turmas, iniciei com uma discussão sobre os negros começando a trabalhar a cor da pele, para isso levei uma boneca branca e uma negra. Será que existe cor de pele? Abrimos uma discussão, expondo idéias, exemplos, histórias. Foi maravilhoso. A aluna Raíssa do 1º ano, trouxe no dia seguinte, duas bonecas negras, sua, desde bem pequena. Achei muito interessante a maneira natural como ela falava de seus brinquedos, o que com certeza vem da sua educação no seio da família.
Sabemos que o preconceito não é nato, mas criado por uma sociedade hipócrita e racista. E a liberdade é manipulada por interesses de pequenos grupos. A cultura afro deve ser vista como uma herança valiosa herdada de nossos "antepassados". Se assim o são, devemos nos orgulhar de ser descendentes de uma raça forte, lutadora, inteligente e com uma sabedoria invejável. Que possamos vivenciar o dia da "consciência negra" todos os dias.























Leitura do livro "A cor da ternura" - 4º ano

Conversa sobre racismo- 4º ano




Profª Verônica Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário