segunda-feira, 19 de novembro de 2012

CONSCIÊNCIA NEGRA? SÓ DIARIAMENTE

A lei 10.639/03 torna obrigatório o ensino da cultura afro brasileira nas escolas. Porém, é importante ressaltar que mesmo sem sua obrigatoriedade, em nossa escola, já é realizado este trabalho desde sua fundação. Este ano, as professoras Vera e Ivelise, elaboraram o projeto DIVERSIDADE CULTURAL AFRO BRASILEIRA: CONHECER PARA VALORIZAR, onde todos os docentes da unidade escolar que quisessem participar incluiriam o tema em seu planejamento, sendo livre sua metodologia e enfoque do assunto.  
Com a turma do 1º ano B, optei em trabalhar as máscaras, história como a de "BETINA", alguns contos africanos como, "As favas mágicas" "O casamento do filho do vento", "A lua, o macaco e o tambor",  bem como conhecer alguns costumes alimentares, penteados, de dança, como a capoeira, tivemos a oportunidade de participar de uma aula do professor de capoeira do Programa Mais Educação, Claudio. Com as turmas dos 4º anos, trabalhei com a leitura do livro "A cor da ternura - Geni Guimarães, uma belíssima história, bem como abordei a história africana no Brasil, mas principalmente sua contribuição, presença e participação na história do Mato Grosso. Também  selecionei alguns videos, como por exemplo, "Navio Negreiro". 
Em todas as turmas, iniciei com uma discussão sobre os negros começando a trabalhar a cor da pele, para isso levei uma boneca branca e uma negra. Será que existe cor de pele? Abrimos uma discussão, expondo idéias, exemplos, histórias. Foi maravilhoso. A aluna Raíssa do 1º ano, trouxe no dia seguinte, duas bonecas negras, sua, desde bem pequena. Achei muito interessante a maneira natural como ela falava de seus brinquedos, o que com certeza vem da sua educação no seio da família.
Sabemos que o preconceito não é nato, mas criado por uma sociedade hipócrita e racista. E a liberdade é manipulada por interesses de pequenos grupos. A cultura afro deve ser vista como uma herança valiosa herdada de nossos "antepassados". Se assim o são, devemos nos orgulhar de ser descendentes de uma raça forte, lutadora, inteligente e com uma sabedoria invejável. Que possamos vivenciar o dia da "consciência negra" todos os dias.




terça-feira, 13 de novembro de 2012

LEITURA: UMA CULTURA QUE DEVE SER INCENTIVADA

SABEMOS O QUANTO É IMPORTANTE A LEITURA PARA TODAS AS PESSOAS, EM TODAS AS IDADES, E QUANTO MAIS CEDO O CONTATO COM ELA, MELHOR. ALÉM DA LEITURA DIÁRIA, FEITA PELA PROFESSORA, TODAS AS SALAS DE ESTUDANTES DE NOSSA ESCOLA, TEM UM HORÁRIO MARCADO NA BIBLIOTECA, UMA VEZ POR SEMANA. AS CRIANÇAS GOSTAM MUITO DESSE MOMENTO. EM NOSSA TURMINHA, QUASE TODA A SALA JÁ ESTÁ ALFABÉTICA, UMA GRAÇA!!! ESPERAMOS E CONTAMOS COM A COLABORAÇÃO DA FAMÍLIA PARA INCENTIVAR A CULTURA DA LEITURA. UM HÁBITO SAUDÁVEL, QUE ESTIMULA A CRIATIVIDADE, IMAGINAÇÃO, ENFIM, UM APRENDIZADO INFINITO, SOMENTE COM O HÁBITO DE LER. 
 



terça-feira, 6 de novembro de 2012

PASSEIO LEGAL!!!

NA SEMANA DAS CRIANÇAS, FOMOS A UM PASSEIO NO CENTRO DE EVENTOS "DANTE DE OLIVEIRA". AS CRIANÇAS SE DIVERTIRAM MUITO COM O PALHAÇO. ELE FEZ MUITAS  BRINCADEIRAS ENGRAÇADAS. DEPOIS, TEVE UMA APRESENTAÇÃO TEATRAL DO "BEN10" FOI MUITO DIVERTIDO! NA QUINTA-FEIRA A FESTA ACONTECEU NA ESCOLA. TEVE PICOLÉ, CACHORRO-QUENTE E PIRULITOS... TODOS ADORARAM OS TATOOS NA LINGUA... UMA GRAÇA!
Vejam que graça o sapinho que a prof fez!

segunda-feira, 5 de novembro de 2012